8 de dez de 2009

Dia Internacional dos Direitos Animais é celebrado em São Paulo


















DIDA 2009 DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS ANIMAIS


Todos os anos, desde 1998, o dia 10 de dezembro é comemorado em todo o mundo como o Dia Internacional dos Direitos Animais (DIDA). Nesse ano, pelo 4º ano consecutivo, a data foi celebrada em São Paulo na forma de uma passeata, organizada pelo grupo VEDDAS -Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade em parceria com o grupo Holocausto Animal no domingo 6 de dezembro.


Em observação à movimentação em Copenhague, a temática da manifestação em São Paulo nesse ano foi a relação da pecuária com o aquecimento global. Segundo a ONU, o setor pecuarista é o principal responsável pelo efeito estufa no mundo, gerando 18% dos gases responsáveis pelo aquecimento global. O setor de transportes representa apenas 15% das emissões. A pecuária ameaça não apenas o meio ambiente, mas também é uma das principais causas de degradação do solo e dos recursos hídricos. 80% do deflorestamento na Amazônia têm como finalidade a atividade agropecuária.


Além da distribuição de folhetos relacionados ao tema aquecimento global, os ativistas também distribuíram panfletos referentes aos direitos animais.

A passeata teve início na Praça Oswaldo Cruz e terminou quase no fim da Paulista em frente a uma loja do McDonalds ao coro de "Ponha um hamburguer no seu prato - E a floresta vira pasto."

fotos da manifestação:
http://pets.webshots.com/album/575817843uEUIwi

Nenhum comentário: