9 de mar de 2007

FUNARTE LANÇA CARTILHA APOIANDO CIRCOS E ALEGANDO QUE OS ANIMAIS SÃO BEM TRATADOS


















A cartilha Receba o Circo de Braços Abertos, lançada pela Funarte, reúne uma série de informações técnicas às prefeituras sobre como acolher o circo. A publicação de 16 páginas pretende contribuir para acabar com a insegurança da comunidade dos artistas e técnicos de circo, em sua vida nômade, causada pela variação de exigências das diversas legislações em vigor. O livreto pede aos órgãos municipais que criem condições para facilitar o trabalho circense.
A principal finalidade da cartilha é orientar a simplificação da burocracia em torno do circo, em municípios com diferentes características. A obra também é uma forma de preparar a sociedade para a presença dos grupos circenses. No texto, a Funarte enfatiza a importância dessa arte na iniciação cultural do brasileiro e a necessidade de cuidados especiais por parte das autoridades locais para o bom desempenho das atividades do circo.
A publicação mostra, por exemplo, a necessidade de que as legislações considerem a agilidade dos espetáculos itinerantes e, portanto, que retirem eventuais barreiras impostas a eles. O documento lembra que a cultura é um direito garantido pela Constituição, que o circo é adequado a todas as idades e níveis educacionais, e pede que as prefeituras desburocratizem os alvarás para a atividade. Afinal, a maioria dos grupos circenses brasileiros provém de famílias de artistas nômades, que levam essa arte a todos os recantos do país, necessitando em contrapartida de boa acolhida e firme apoio oficial.
A cartilha também solicita às prefeituras a destinação de um terreno exclusivo e adequado à instalação de circos (o que liberaria as praças públicas) e a inclusão do circo em todos os programas de incentivo à cultura; pede também que não se deixem impressionar por denúncias falsas em relação aos animais de circo e que não sancionem leis para aboli-los, explicando que estes são bem tratados e controlados pelo Ibama.
O livreto também se preocupa com o contato entre os artistas, produtores, entidades representativas e autoridades, divulgando os endereços das principais comunidades de circo do Brasil. A cartilha Receba o Circo de Braços Abertos pode ser consultada aqui.

ENVIE SEU E-MAIL DE PROTESTO PARA:
Coordenação de Circo
Escola Nacional de Circo
Presidência

2 comentários:

Mancholas disse...

Já enviei o meu email para estes "sábios". Só faltava mesmo isto!!! Se calhar somos nós que estamos errados, e os animais selvagens que vivem como escravos nos circos, até estão muito bem tratados...E isso de pular por entre fogo, é o que fazem habitualmente na selva. Devemos ser mesmo otários!!!!

Ana Corina disse...

oi Fábio! depois dá uma olhadinha lá no Mãe de Cachorro para se inteirar sobre a Farra do Boi... talvez vc tbém pudesse postar sobre o assunto já q teu site tem mais alcance q o meu hehehe. Bjim,