6 de abr de 2006

RESPEITÁVEL PÚBLICO
Animais são retirados de seus habitats naturais e são escravizados pelos donos de circos. Alguns são adquiridos em criadouros clandestinos e até autorizados. Pásmem! Muitos são capturados ainda bebês do convívio com sua mãe. Fome, sede, medo, dor, stress, privação de espaço, treinamentos intensivos, são alguns exemplos de maus tratos a que são submetidos por conta da miserável vida nos circos. Essa prática centenária tem que acabar!!! Os mercenários donos de circos já faturaram muito às custas dos animais com a esfarrapada desculpa de tradição familiar. Sem dúvida nenhuma, é uma tradição cruel passada de avô para neto,vide família Stankowich que há 155 anos explora animais. Qual é a graça de ver um tigre pulando um arco de fogo? Qual é a graça de ver um chimpanzé andando de bicicleta? Qual é a graça de ver um elefante subir num banquinho? Só mesmo a estúpida raça humana para se divertir com o sofrimento dos animais. Portanto, da próxima vez que você tiver a pretensão de ir ao circo, escolha um que não tenha animais.
NÃO SOMOS CONTRA O CIRCO, SOMOS CONTRA A ESCRAVIZAÇÃO DOS ANIMAIS. ACREDITAMOS QUE O VERDADEIRO ARTISTA CIRCENSE, TEM TALENTO SUFICIENTE, SEM PRECISAR DISPOR DE ANIMAIS.
Circo com animais... ou falta talento humano ou falta compaixão pelos animais.
Em muitas cidades brasileiras esta prática é proibida. Por exemplo: Araraquara - (SP), Atibaia - (SP), Avaré - (SP), Batatais - (SP), Bebedouro - (SP), Blumenau - (SC), Campinas (SP), Cotia - (SP), Florianópolis - (SC), Guarulhos - (SP), Itú - (SP), Jacareí - (SP), Montenegro - (RS), Olinda - (PE), Pernambuco - (PE), Porto Alegre - (RS), Recife - (PE), Rio de Janeiro - (RJ, proibido também em todo o estado), Rio Grande - (RS), Salto - (SP), Santa Maria - (RS), Santo André - (SP), Santos - (SP), São Leopoldo - (RS), São Paulo - (SP), São Vicente - (SP), Sorocaba - (SP), Ubatuba - (SP). Mas, ainda é muito pouco se considerarmos, a quantidade de municípios do nosso país. A Asfaci (associação de famílias e artistas circenses) recentemente, divulgou uma carta aberta destinada aos prefeitos de todos os municípios brasileiros, solicitando recepção digna aos artistas circenses e circos em suas cidades, com a alegação de que estão sendo, constantemente, prejudicados e discriminados com os mais diversos tipos de indeferimentos de alvarás para instalação e funcionamento. Sob o falso pretexto de levar alegria e diversão por todo o Brasil e apelando para o sensacionalismo quando diz que as crianças estão sendo impedidas de pisar num picadeiro, esqueceram apenas de citar um detalhe: A ESCRAVIZAÇÃO DOS ANIMAIS.
ESCREVAM PARA AS PREFEITURAS DE TODO O BRASIL PARA QUE NÃO ACREDITEM NESSA LOROTA.
BOICOTE CIRCO COM ANIMAIS!

2 comentários:

Circomunicando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joelma Costa disse...

Prezad@s, ao ler essa mensagem fiquei impressionada. Em nenhum momento a Carta Aberta aos prefeitos e prefeitas do Brasil cita que os Circos e circenses são discriminados por apresentar animais em seus espetáculos. Somos muito discriminados por sermos considerados "forasteiros" quando viajamos de cidade em cidade, sim, exercendo uma profissão digna que, repito, busca levar alegria e encantamento para as mais distintas populações, de pequenos municípios e vilarejos por onde não há uma sala de cinema ou teatro, por exemplo; somos , sim, destratados em Escolas e postos de saúde; somos discriminados no comércio quando, muitas vezes, impotentes na apresentação de um comprovante de endereço e renda fixa somos impedidos de adquirir crédito ou talão de cheques. Os exemplos são muitos e poderia dizer a dor e a delícia de ser circense. Prefiro que pesquise e busque mais informações não somente sobre circos.
O texto que escreve chega ao nível do fanatismo, com baixa capacidade de discernimento, aceitação do outro e reflexão sobre o mundo... do Circo, também.
Somos circenses e nem tod@s trabalhadores e artistas de Circo são favoráveis à apresentação de animais ditos irracionais, por diversos motivos.
Procure informar-se melhor sobre o que defende, conhecer outras realidades, distanciando-se um pouco do objeto analisado para melhor clareza da visão e, quem sabe, a causa será sadia, com aliados outros que pode estar considerando inimigos. Eu sou a favor dos animais racionais e irracionais.

Saudações Circenses,

Joelma Costa - Presidente da Associação de Famílias e Artistas Circenses - Asfaci